1ª OFICINA TÉCNICA DO PLANO DE MANEJO DAS ESTAÇÕES ECOLÓGICAS DO MUNICÍPIO DE BARBOSA FERRAZ

1ª OFICINA TÉCNICA DO PLANO DE MANEJO DAS ESTAÇÕES ECOLÓGICAS DO MUNICÍPIO DE BARBOSA FERRAZ

Por Arisa Koga
Engenheira Ambiental

O município de Barbosa Ferraz possuí 3 Unidades de Conservação de Proteção Integral que são classificadas como Estações Ecológicas (ESECs) e necessitam de um Plano de Manejo para melhor gestão e planejamento. Sendo assim, a equipe da Tributech está responsável pela elaboração do mesmo e já iniciou as atividades.

No dia 24 de março de 2022 as engenheiras Ambientais Arisa Koga e Gabriela Novais Guesso realizaram no município de Barbosa Ferraz a 1ª Oficina Técnica, em que, foram apresentados os resultados já obtidos ao Prefeito Municipal, Edenilson Aparecido Miliossi, e representantes da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Valdemar Francisco Brandalise e Jilvan Ribeiro.

Durante a Oficina Técnica foram debatidos vários temas, como o incremento ao ICMS Ecológico, os fatores que influenciam a qualidade das ESECs, as possíveis zonas de amortecimento e a programação para as Oficinas de Planejamento Participativo (OPPs) que irão envolver tanto a população quanto a comunidade científica.

No decorrer da reunião também foram apresentados os resultados preliminares dos levantamentos de campo realizados nas ESECs por biólogos especializados. A equipe de flora catalogou as espécies de maior interesse (espécies raras, ameaçadas de extinção, endêmicas). A equipe de fauna, responsáveis pelo inventário de mastofauna e avifauna, constataram diversas espécies, mas deram um foco principalmente nas que estão ameaçadas de extinção e as espécies bioindicadoras que apontam a presença de florestas bem estruturadas e com certa qualidade ambiental.

Figura 1. Equipe da Tributech apresentando os resultados obtidos.

Figura 2. Levantamento de flora realizado nas estações ecológicas.

Figura 3. Equipe de biólogos realizando o levantamento de flora.

Figura 4. Equipe multidisciplinar na área de entorno das ESECs.

Figura 5. Levantamento de campo realizado pela equipe multidisciplinar.

Figura 6. Rastros com características para a espécie de canídeo, Lobo guará (Chrysocyon brachyurus), espécie ameaçada de extinção.

Veja mais: https://www.tributech.com.br/noticias/

Nos acompanhe também em: https://www.instagram.com/tributechconsultoria/